São Luiz Gonzaga receberá o Fogo Simbólico da Pátria nesta segunda-feira

Iniciando as celebrações da Independência do Brasil, São Luiz Gonzaga receberá nesta segunda-feira (21), a centelha da 86ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

No dia, os representantes da Liga da Defesa Nacional – responsável pela condução da chama pelos municípios – serão recepcionados no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun. Após, a centelha será conduzida até o 4º Regimento de Cavalaria Blindado (4º RCB), para uma solenidade de recepção do fogo simbólico, às 18h15min. A centelha permanecerá sob a tutela do regimento até o dia 1º de setembro.

Em 2023, as homenagens nacionais serão ao “Centenário do falecimento de Rui Barbosa – o águia de Haia”. No Estado, as comemorações irão lembrar o “Centenário da Revolução de 1923 – Revolução Assisista”. No município, o tema escolhido foi “Trabalho, cidadania e voluntariado”, representado pela professora Marfisa Moreira Romero e pelo advogado Arlindo Oaldi Lengert, ambos com relevante atuação na comunidade são-luizense.

7 DE SETEMBRO – Interessados em participar do desfile cívico-militar e que não puderam comparecer à reunião de organização das comemorações (ocorrida no dia 9 de agosto) devem contatar a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SEMEDE) – o mais breve possível – por meio dos números (55) 3352-4517 e (55) 3352-2692.

Os participantes do desfile devem enviar o histórico das instituições, até o dia 26 de agosto, para o e-mail pedagogico@edu.saoluizgonzaga.rs.gov.br. A organização da Semana da Pátria 2023 é realizada pelo 4º RCB, SEMEDE e Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE